terça-feira, 24 de março de 2015

Eu sou a favor da mudança por um futuro melhor

Hoje uma rapariga que conheço de Portugal, contou-me que está com intenções de se mudar para Inglaterra para frequentar a faculdade. Já não é a primeira vez que me abordam sobre esse assunto, e conheço bastantes pessoas que o fizeram ou estão a pensar nisso. 

 Com isto apercebi-me que cada vez são mais os adolescentes que estão disponíveis a deixar as suas famílias, e tudo aquilo que têm em Portugal, para virem não só para Inglaterra como outros países, para tentarem a sua sorte. Para ser sincera orgulho-me bastante das pessoas que já o fizeram ou o querem fazer, por experiência própria sei que não é uma decisão fácil, e não é uma experiência nada fácil, requer muita cabeça e força de vontade. 

Adoro o meu país do fundo do meu coração, mas sei o quão difícil é estudar lá e o quão difícil é arranjar trabalho depois de acabar a licenciatura, por isso encorajo todos aqueles que pensam fazer o mesmo que eu fiz, e fico triste por dizer que encorajo pessoas a sair de Portugal para irem estudar para outro país, mas todos nós temos que lutar pelo nosso futuro, nenhum de nós quer passar 4 anos na faculdade a 'matar-se' a estudar para depois quando acabar, simplesmente não encontrar trabalho na área, e acabar por ter que ir trabalhar para um sítio onde pagam mal e têm que se 'matar', mais uma vez, a trabalhar para poderem pagar as contas no fim do mês , e depois para quê foram todos aqueles anos a estudar?

Com isto quero dizer que acho bem que pensem no vosso futuro, e pensem mais além, apoio todas aquelas pessoas que pensam mudar de país para tentarem futuro melhor, nada é garantido, como é óbvio corremos o risco de não ter trabalho quando acabamos a licenciatura, mas a percentagem é menor. Mas não pensem que tudo é um mar de rosas porque não é, tanto como encorajo também sei dizer que é difícil e há momentos bem difíceis, é uma decisão que tem que ser bem ponderada, e não pode ser tomada de um dia para o outro, mas no fundo acho que vale a pena, é uma experiência nova e maior parte das vezes maravilhosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário